Campo elétrico

Campo Elétrico é um campo vetorial gerado por uma carga elétrica ou um conjunto de cargas. Considere uma carga Q fixa numa determinada posição, esta exerce uma força eletrica sobre uma outra carga colocada a uma certa distância. Essa força é uma força de ação à distância, ou seja, não é preciso existir um objeto ou meio entre os dois corpos responsáveis pela força.

Outra forma de interpretarmos o fenômeno é a seguinte: ao colocarmos a carga Q (chamada de carga fonte) em um ponto do espaço, esta altera as propriedades do espaço a sua volta. Essa propriedade, que será representada por um vetor para cada ponto do espaço, é camada de Campo Elétrico (E). Desta forma, a carga fonte cria um campo elétrico na sua vizinhança e este campo elétrico passa a ser o responsável pelo aparecimento da força elétrica sobre uma outra carga colocada a uma certa distância da carga criadora do campo. Logo, a força elétrica que atua sobre a carga de prova é devida à ação do campo elétrico.

A cada ponto de um campo elétrico associa-se um vetor. A representação gráfica de um campo elétrico consiste em utilizar as linhas de campo. Linhas de campo são linhas tangentes ao vetor campo elétrico em cada um de seus pontos, orientadas no sentido do vetor campo, com a propriedade de, onde houver maior densidade de linhas, o campo será mais intenso.

O desenho das linhas de campo numa certa região dá-nos ideia de como varia, aproximadamente, a direção e o sentido do vetor E na região considerada. As figuras a seguir mostram linhas de campo de alguns campos elétricos particulares:

Campo magnético

O campo magnético é a região do espaço na qual um íman manifesta sua ação.

Representamos o campo magnético em um ponto no espaço por um vetor denominado vetor indução magnética ou, simplesmente, vetor campo magnético, representado por B. No Sistema Internacional de unidades (SI), a unidade de intensidade do vetor denomina-se tesla (símbolo T).

Tratando-se de um campo de origem magnética, denominamos linha de indução toda linha que, em cada ponto, é tangente ao vetor campo magnético e é orientada no seu sentido. As linhas de indução são uma simples representação gráfica da orientação do vetor campo magnético em certa região do espaço.

Características das linhas de campo magnético:

  • São linhas fechadas que partem do pólo norte (N) e terminam no pólo sul (S);

  • Nunca se cruzam (só passa uma linha em cada ponto do campo);

  • São mais densas (estão mais próximas) nas regiões onde o campo magnético é mais intenso.

O vetor campo magnético tem a direção da tangente à linha de campo e tem o sentido da mesma. O campo magnético criado entre os ramos paralelos de um íman em "U" ou no interior de um solenoide (bobina), percorrido por uma corrente estacionária, é um campo magnético uniforme. No campo magnético uniforme, o vetor campo magnético é constante, e as linhas de campo são retas paralelas e estão à mesma distância entre si.

© 2016 Dinamica da Fisica, Rua Dr. Mário Soares nº194, Lousada
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora